domingo, 9 de novembro de 2008

como tudo começou.....


ola este é o meu primeiro post....
vou falar um pouco de mim
tenho 31 anos...
e sou obessa....

mas primeiro que aceitase que estava doente
e que a unica soluçao seria uma cirurgia...

uii o que eu passei....
primeiro fui ao centro de saúde e falei
com a medica
de familia do monte da caparica (doutora emilia)
apos me mandar fazer as analises e descobrir o
pq daquele peso na altura
120kg...
e com uma alimentação mais cuidada...

que eu segui a regra ...

os resultados eram ate positivos nao acusou colestrol...
nem diabetes..felizmente
mas acusou uma alteração na tiroide.... (hipotiroidismo....)
enviou me para a especialidade de
endrocrinologia .....
onde tive uma consulta e pensei
agora vou ter ajuda medica vai ser facil...

mas nao foi tudo ruio...

entrei no consultorio e la estava uma tal de luísa
raimundo uma medica mal encarada
com cara de ma...
notava se a frieza no rosto dela
foram dias complicados
isto aconteceu em 1997....

apos verificação das analizes gerais e incluido
as da tiroide me respondeu
"Você esta GORDA
porque quer faça esta dieta(deu-me uma lista)

e quando tiver Fome beba água....
sempre alimentei a esperança de emagrecer
com dietas milagrosas
a minha primeira
dieta foi tao radical que fui parar ao hospital Garcia
de Horta..
com uma fraqueza ja nem andava...
claro eu quando tinha fome bebia agua....

perdi dois ou tres kilos no primeiro mes mas
nao me aguentava
foi complicadissimo desde
aí eu nao quiz saber
pensei que todos os medicos
seriam assim uns "monstros".
os anos passaram.....
a minha vida mudou..e ate eu mudei de cidade...
fui viver para a moita...em 2007
entretanto ouve
um dia em que uma melga
me picou na perna...
a coisa estava feia ...
na farmacia nao me deram
nada e disseram-me para ir
ao centro de saude
de alhos vedros
fui atendida pelo doutor Salvado...
um senhor simpatiquissimo um doce,
meigo e apos
me analizar olhou para mim e disse-me
"minha filha tens problemas de tiroide nao tens?
"
eu respondi.... "sim tenho mas sou nova aqui no centro de saúde...
e não tenho médico...
"
e ele respondeu.. "mas podes ca vir todos os dias
porque
estará sempre um medico de serviço para atender
os utentes sem medico"
mas falou com um carinho...
com uma humanidade que eu adorei

e disse para o meu mais que tudo...

tenho de marcar uma consulta
e assim foi
marquei e a medica nesse dia era a
doutora Alexandra
falei com ela contei-lhe este meu
"medo dos medicos"
e fiquei com as lagrimas nos olhos
ela olhou para mim e disse "nao tenha esse medo
porque infelizmente tenho colegas que enfim..

contou-me um episodio que se tinha
passado com ela..
(ela tambem é cheinha mas nao obesa)
e no fim rimos...
humana
uma kida um doce... dei comigo feliz..
e com uma catrefada de axames para fazer..
apos as analizes e visto a alteração da tiroide...
fui encaminhada
para o hospital do barreiro...
a consulta nao
demorou um mes e fui atendida
mais uma vez e graças a deus pela
doutora laurinda....
em setembro 2007
muito simpatica tambem um doce....
ainda tentei a dieta recomendada por ela e o aconselhamento
de fazer uma cirurgia
mas eu dizia que nao queria preferia
acreditar que se fisseze uma dieta
á risca conseguia.....
mas sinseramente nao aguento mais dietas ...

apenas reduzi certas coisas e comecei a comer
com moderação
seis meses depois voltei a consulta
(março 2008)
tinha engordado quase 10 kilos....
tinha deixado de fumar e ataquei no chocolate era
chocolate ao almoço,ao lanche,ao jantar...

enfim era uma tablete por dia se pudesse
ate
ja nem comprava pk assim nao a comia...

a doutora laurinda
perguntou -me que acha
de fazer uma operaçao ?
colocar a banda
ou o bypass gastrico
eu ja tinha ouvido falar na banda mas byapass?...
mas ok
continuando..
você ainda é nova..
e eu com a vontade que tenho de ser mamã

sabendo os riscos que poderiam correr...

assumi-me como obessa e disse ...
sim senhora eu quero ser operada
ela surrio e disse...
é a melhor solução para si acredite e la passou
um relatorio que seguiria para dois hospitais
desta area...
hospital Garcia de Horta onde as
cirurgias estao
com uma espera de 4 anos e mais....
ou para o hospital Egaz Moniz...

que de momento nao estavam a aceitar ninguem

por falta de medicos..

fiquei desolada ,senti-me vazia,triste ,angustiada...

vim pesquisar á internet algo que me podese esclarecer...

entrei em varios blogs mas ainda
nao era aquilo que eu procurava
mas
encontrei um blog....
ao qual achei "piada" o titulo...
Gorda sim,mas com humor
http://outroladodoespelho.blogs.sapo.pt/
la andei...li e reli depoimentos...
assim como pessoas a darem força umas
ás outras
e pensei ora aqui esta um blog que me vai tirar duvidas....
e assim foi....

estou muito grata a deus
nosso senhor por me ter colocado
gente maravilhosa no meu caminho.... (continuarei....tenho sono rsrs) *Beijokinhas godas

1 comentário:

Anselmo disse...

Olá Su, obrigado por visitar o meu blog. O principal está feito, reconhecer o problema, que somos obesos...não sei se acompanhas o meu blog há muito tempo, mas eu também neguei fazer a cirurgia, mas já nem sei se fiz bem ou mal...foi um passo dado e, por agora, não me arrependo de ter dito não, e acho muito positivo para aqueles que aceitam, não é fácil, o medo é mais do que muito, as dúvidas nem se fala...
Parabéns pelo blog, vou continuar a acompanhar. Beijos.
Anselmo